O Sacrifício do Único Inocente

Estamos em um período muito interessante: a Páscoa. Uma data singular pela natureza de sua celebração, ela celebra a morte, ou melhor, um sacrifício, especificamente o sacrifício de um inocente. E mais ainda, a morte de um inocente para salvar os culpados.

Vejamos, a própria instituição da Páscoa ocorre no Egito como um ritual que Deus, através de Moisés, orientou o povo hebreu a realizar. Um cordeiro deveria ser morto para que os filhos primogênitos dos hebreus não fossem mortos na décima praga. Assim, a Páscoa fundamenta-se na morte de um inocente em lugar dos culpados, pois a praga afetaria todos os primogênitos do Egito, incluindo os dos hebreus. O mesmo ocorre quase 2000 anos depois, quando a Páscoa é celebrada em referência a outro sacrifício, o do aguardado “Cordeiro de Deus”. Jesus se apresenta como o verdadeiro cordeiro para o sacrifício pascal. E, tal como na primeira celebração, temos um inocente morrendo no lugar de culpados. Isso é lógico? Por que um inocente deve morrer enquanto os culpados são absolvidos?

Porque Deus ama os culpados! E o inocente? Ele é o próprio inocente!

Isso mesmo, Deus é o único inocente nessa história; todos os outros são culpados. Assim, a morte de Jesus por nós não é apenas a história de um inocente, mas é o sacrifício do único inocente. Desde que decidimos viver por conta própria no Éden, enfrentamos a morte, pois não há vida autossustentável para seres criados. Nossa vida só se mantém enquanto estamos ligados àquele que é a fonte da vida. Ao rompermos com Deus no Éden, somos culpados a caminho da morte, e para sermos salvos, alguém sem culpa deve assumir nosso lugar. Esta é a lógica do amor e da justiça. Pecadores, por definição, morrem; inocentes em comunhão com Deus, vivem. Jesus, o inocente, decide morrer no lugar dos culpados, para torná-los inocentes novamente e religá-los à fonte da vida!

E como permitimos que nos tornemos inocentes? Simples: deixe seu Eu morrer. Como o escritor C. S. Lewis afirma, sem morrermos para o eu, nunca poderemos viver para Cristo. Portanto, precisamos também participar do sacrifício da Páscoa para experimentar a ressurreição para uma nova vida com Cristo.

Publicado por

Rafael Christ Lopes

Cristão, professor de Física com doutorado em cosmologia, leitor de filosofia, teologia, filosofia e história da ciência, e agora iniciando na neurociência. Alguém que entende o cristianismo como a Verdade Absoluta que permite compreender e lidar com todas as questões importantes que nos cercam.

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